Luis Filipe Garcia

Filiação: Instituto Politécnico de Beja / Departamento de Engenharia

Gabinete: G39

E-Mail: luisbgarcia[at]ipbeja.pt

Extensão telefónica: 04043


Palavras Chave: Interação Pessoa-Computador; Interfaces de Língua Natural; Comunicação Aumentativa e Alternativa

Fotografia do docente


Dados biográficos



Luís Garcia é professor-adjunto no Instituto Politécnico de Beja, onde lecciona unidades curriculares relacionadas com os sistemas operativos e interacção pessoa-computador.

A sua actividade profissional e de investigação centra-se na utilização de sistemas informáticos e electrónicos para apoio a pessoas com necessidades especiais, e tem particular interesse pelos sistemas de apoio a pessoas com dificuldades de comunicação (sistemas de comunicação aumentativa e alternativa).

Através do protocolo de colaboração existente entre a ESTIG e o Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) colaborou cerca de 20 anos no processo de aconselhamento de tecnologias de apoio, e acompanhamento de alguns dos seus utentes nesta área.

É sócio fundador da SUPERA (Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade), e actualmente membro da direcção.

É co-autor do sistema de comunicação aumentativa e alternativa "Eugénio - O Génio das Palavras".

No âmbito dos trabalhos de investigação com este sistema, recebeu em 2004 o Prémio de Mérito Científico “Maria Cândida Cunha”.

Mais recentemente foi finalista do Prémio “Engenheiro Jaime Filipe - 2018”, pelos estudos envolvendo a utilização do contexto de comunicação para a melhoria do desempenho dos mecanismos de predição de vocabulário em sistemas de comunicação aumentativa e alternativa, tendo-lhe sido atribuída uma menção honrosa.



Formação académica



Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, com a tese "Toward a Context-Aware Augmentative and Alternative Communication System with Vocabulary Prediction for the European Portuguese".

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, com a tese "Concepção, Implementação e Teste de um Sistema de Apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa para o Português Europeu".

Licenciatura em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa



Publicações



Revistas Internacionais

Luís Filipe Garcia, Luís Caldas de Oliveira, David Martins de Matos, Evaluating pictogram prediction in a location-aware augmentative and alternative communication system, Assistive Technology, Taylor & Francis, vol. 28, n. 2, pages 83-92, doi: 10.1080/10400435.2015.1092181, April 2016.

Luís Filipe Garcia, Luís Caldas de Oliveira, David Martins de Matos, Measuring the Performance of a Location-Aware Text Prediction System, Transactions on Accessible Computing, ACM, vol. 7, n. 1, doi: 10.1145/2739998, June 2015.

Luís Filipe Garcia, Luís Caldas de Oliveira, David Martins de Matos, Word and Sentence Prediction: Using the best of the two worlds to assist AAC users, Technology and Disability, IOS Press, vol. 26, n. 2, pages 79-91, doi: 10.3233/TAD-140406, November 2014.

Conferências Internacionais

Luís Filipe Garcia, Luís Caldas de Oliveira, David Martins de Matos, Measuring the Performance of a Location-Aware Text Prediction System, ASSETS 2015, 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, Lisbon, Portugal, October, 2015. (TACCESS journal paper)

Luís Filipe Garcia, Luís Caldas de Oliveira, David Martins de Matos, What Can We Do To Make AAC Devices Configuration Easier?, In ISAAC Conference 2014, International Society for Augmentative and Alternative Communication, Lisbon, Portugal, July 2014.

Luís Filipe Garcia, Luís Caldas de Oliveira, David Martins de Matos, Word and Sentence Prediction: Using the Best of the Two Worlds to Assist AAC Users, In 12th European AAATE Conference, IOS Press, Vilamoura, Portugal, September 2013. (candidate to best paper award)

Garcia, Luís, Luís de Oliveira. “Sistema de CAA com Adaptação ao Contexto Físico”. Iberdiscap2011. Palma de Maiorca, Espanha. 2011.

Guerreiro, Maria José, Mário José Candeias, Isabel Sofia Brito, Luís Garcia. “Sistema de Informação para a Gestão de Avaliações em Tecnologias de Apoio”. Iberdiscap2011. Palma de Maiorca, Espanha. 2011.

Barros, João, Luís Garcia. The Bologna Process as a Motivator for Change. Informatics Education Europe II (IEEII). Thessaloniki (Grécia). Novembro 2007.

Alexandre, Luís, Luís Garcia, Luís Bruno. “Development of an Electronic Scholar Notebook for Students with Special Needs”. DSAI2007. Vila Real. 2007.

Garcia, Luís. “Support of a Special Student Using Assistive Technologies in a Regular School: Perspectives from a Rehabilitation Engineer Professional”. DSAI2007. Vila Real. 2007.

Bruno, Luís, Luis Garcia. “Performance Effects of Keyboard Navigation in Web Systems” 11th International Conference on Human-Computer Interaction. Las Vegas. July 2005.

Garcia, Luís, Luís de Oliveira. “Description and Evaluation of a Portuguese AAC System”. 11th International Conference on Human-Computer Interaction. Las Vegas. July 2005.

Garcia, Luís, Luís de Oliveira. "Quantitative Evaluation of a Portuguese Word Predictor". 11ª Biennial Conference of ISAAC (International Society for Augmentative and Alternative Communication), ISAAC 2004. Natal-Brazil. October 2004. (http://www.isaac2004.unicamp.br)

Conferências Nacionais

Garcia, Luís, Luís de Oliveira. “Geração Automática de Abreviaturas para Sistema de Comunicação Alternativa do Português Europeu”. Interacção 2008. Évora. 2008.

Bruno, Luís, Joaquina Carreteiro, Hugo Gonçalves, Luís Garcia. “Avaliação e Redesenho da Usabilidade e da Acessibilidade do Sítio Web da ESTIG”. Interacção 2008. Évora. 2008.

Alexandre, Luís, Gonçalo Fontes, Nelson Cavaco, Luis Garcia. “Desenho de um Sistema de Recolha de Estatísticas para o Boccia”. Interacção 2006. Braga. 2006.

Moedas, Alexandra, Luis Garcia, Luís Bruno. “Concepção de um Assistente de Software para o Desenvolvimento de Teclados para o Sistema Eugénio”. Interacção 2006. Braga. 2006.

Bruno, Luís, João Brisson Lopes, Luís Garcia, João Pereira. “Avaliação do Jogo de Computador Boccia para Adequação a uma Equipa de Jogadores com Paralisia Cerebral”. Interacção 2006. Braga. 2006.

Bruno, Luís, Luis Garcia, Paula Rodrigues. “Avaliação dos sítios web das Câmaras Municipais do distrito de Beja”. 6ª CAPSI . Bragança. Outubro 2005.

Garcia, Luís, Luís de Oliveira. “Disposições de Teclas para Aceleração da Escrita de Textos em Português com Selecção por Varrimento”. 1ª Conferência Nacional em Interacção Pessoa-Máquina. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Julho de 2004. (http://interaccao2004.di.fc.ul.pt)



Orientações



Bruno Miguel Pires Figueira. Sistema de Marcação de Estadias em Surfcamps. Mestrado em Engenharia Informática. Universidade de Évora. 2019.



Projetos de Investigação



(2011-2014) - Projecto Sistema Nacional de Transferência de Tecnologia – Sistema de Apoio a Infra-estruturas Científicas e Tecnológicas (ALENT-07-0262-FEDER-001870).

(2012-2013) - Projecto "Eliminando as Barreiras da Comunicação na Escola e na Vida" Este projecto foi desenvolvido pela Turma do 3º C do Agrupamento de Escolas Nº. 3 de Beja - Santiago Maior para a 10ª Edição do Concurso "Escola Alerta" 2012-2013 do Instituto Nacional para a Reabilitação, onde contou com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, Biblioteca Municipal de Beja e CRTIC do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Beja.

2011-2012) - Projecto "Caderno Escolar Electrónico (CEE)" Este projecto foi financiado pelo programa "Educação Especial" da Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido por uma parceria constituída pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG), Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) e Agrupamentos de Escolas Nº 2 e Nº 3 de Beja (AE2, AE3).

(2005-2006) - Colaborador no “Projecto Estrela”, financiado pela Fundação Portugal Telecom e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e desenvolvido por uma pareceria formada pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) e a Unidade de Técnicas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (UTAAC) do Centro de Reabilitação e Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian.

(2004-2006) – Colaborador no Projecto “CRHIR - Centro de Recursos para a Integração, Habilitação/Reabilitação de Crianças e Jovens”, financiado pelo Ministério da Educação ao abrigo da alínea b) do n.º 1.º da Portaria 1102/97 e desenvolvido por uma pareceria formada pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB), a Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Beja (ECAE Beja) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG).

(1999-2001) - Investigador no Projecto “Ferramentas de Comunicação Aumentativa em Português para Pessoas com Necessidades Especiais” financiado pelo programa CITE IV do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência (SNRIPD) e desenvolvido por uma parceria formada pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) e a Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos Escola Superior de Educação de Beja (ESEB)Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) e Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB).

(1999-2002) - Investigador no projecto “CITAR - Comunicar, Informar, Treinar, Aprender, Realizar” financiado pelo programa Nónio XXI e desenvolvido por uma parceria formada pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) e a Escola Superior de Educação de Beja (ESEB).